Hoje continuarei a falar dos problemas do meio ambiente.
Poluição das Águas
A poluição pode ser considerada a maior catástrofe da humanidade.
Os acidentes de petroleiros causam o derramamento de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e costas marítimas, ao mesmo tempo, matam toda a vida marinha.
O resultado disto dá-se o nome de maré negra.
As doenças transmitidas pelas águas poluídas podem causar diversas doenças nas pessoas, muitas delas perigosas e em muitos casos mortais.
A poluição por esgotos provoca doenças como a febre tifóide, cólera, meningite e hepatites (H e B). A água poluída por mosquitos ou parasitas causa febres como paludismo, dengue, malária, doença do sono e febre-amarela.
As doenças geradas pela escassez de água provocam a lepra, tuberculose, tétano e difteria.
A poluição das águas é um tipo de poluição causado pelos lançamentos de esgotos residenciais ou industriais não tratados em cursos de água, rios, lagos ou mares.
Um exemplo bem visivel são os resíduos tóxicos que as fábricas lançam nos rios, poluindo os oceanos. As águas poluídas por resíduos industriais ou contaminação por metais pesados, geram: tumores hepáticos e da tiróide; alterações neurológicas e dermatoses; rinites alérgicas; disfunção gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio podem ocorrer diarreias sanguinárias. Por outro lado temos os produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as pragas das plantas, fazendo com que as águas das chuvas arrastem este químico para os rios, e para os lençóis de água existentes no subsolo. As lavagens clandestinas não autorizadas de petroleiros no alto mar, também contribuem para a poluição, pois largam combustíveis, resíduos nucleares radioactivos que ficam depositados no fundo do mar.
Poluição do Solo
A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão das suas casas, ruas, jardim da cidade, pinhais ou matas. Isto ocorre quando fazem piqueniques nas bermas das estradas e até, quando vão de carro e atiram lixo pela janela. Também nas praias, o lixo é deixado após um dia bem passado à beira-mar.
Poluição Luminosa
A poluição luminosa é provocada pelo desperdício de luz nocturna.
Numa cidade, a noite fica com o céu menos estrelado do que numa aldeia. Isto deve-se à iluminação artificial que muitas vezes utilizado de forma incorrecta, gera outra forma de poluição, a poluição luminosa. Em locais com muita luz nocturna o céu fica coberto por um enorme manto luminoso que nos impede de ver nitidamente as estrelas, por vezes essa luz chega a ser tão forte que nos magoa a vista e faz-nos ficar por vezes com dores de cabeça.
As pessoas têm dificuldade em dormir à noite, uma grande quantidade de luz de rua que entra pela janela do quarto e se torna incomodativa.